Há oito décadas, sempre no mês de novembro, a cidade de Joinville (SC) se transforma em um grande jardim, com a sua Festa das Flores, uma celebração à floração da orquídea Laelia purpurata, flor símbolo do município e do Estado de Santa Catarina.

A cada ano, a exposição temática da Festa das Flores garante um espetáculo de cores e formas, e encanta o visitante com a beleza e a exuberância das milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais.

A Festa das Flores de Joinville é mais antiga do gênero, no Brasil. A tradição teve início em 1936, com a Exposição de Flores e Artes Domiciliar (EFA), criada por apaixonados pelas orquídeas nativas – muitos deles imigrantes europeus que se instalaram na região. O objetivo era promover o cultivo e o encanto pelas flores.

Ao longo das décadas, o evento apenas não ocorreu nos anos de 1942 e 1943, em virtude da 2ª Guerra Mundial; e nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19.

Por sua relevância histórica e cultural, é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, por meio da Lei Estadual número 14.697, de 21 de maio de 2009; é a Festa Oficial do município, instituída pela Lei Municipal 6.728, de 19 de julho de 2010; e, ainda, Patrimônio Cultural Imaterial de Joinville.

A Festa das Flores de Joinville é realizada pela AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas, com apoio da Prefeitura de Joinville.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *